21 OUT 2017
Regras para Apresentação de Trabalhos

Apresentação de Trabalhos

As apresentações dos trabalhos selecionados no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade têm como objetivo oportunizar a discussão e o debate sobre o tema com a finalidade de se evoluir na construção do conhecimento.

Ressalta-se que em uma mesma Sessão podem constar apresentação de trabalhos Científicos e Técnicos.

 

Composição das Sessões

As Sessões serão compostas pela Mesa Coordenadora (Coordenador e Debatedor), pelo(s) apresentador(es) e demais membros da plateia.

Cabe ao Coordenador da Mesa:

  • Abrir e encerrar a Sessão;
  • Identificar os autores presentes dos trabalhos a serem apresentados;
  • Introduzir a apresentação dos trabalhos e seu(s) autor(es);
  • Fazer cumprir a ordem e o horário de apresentação dos trabalhos da Sessão;
  • Orientar e controlar as perguntas dos membros da plateia;
  • Elaborar a ata da Sessão.

Cabe ao Debatedor da Mesa:

  • Efetuar o download dos trabalhos da Sessão no site do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade;
  • Proceder à leitura prévia dos trabalhos da Sessão e identificar questões relevantes, considerando as características do trabalho (científico ou técnico), conforme arts. 17 e 18 do Regulamento do 20º CBC;
  • Assessorar o Coordenador na elaboração da ata da Sessão, se necessário.

Cabe ao(s) Apresentador(es):

  • Enviar previamente (até o dia 25/08/2016) o arquivo o contendo a apresentação do trabalho em powerpoint para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ;
  • Ser o (ou um dos) autor(es) do trabalho;
  • Ser rigoroso com o cumprimento do tempo destinado à apresentação, que é de, no máximo, 15 minutos;
  • Apresentar o seu trabalho de forma sucinta, no tempo definido, observando as características do trabalho (científico ou técnico), de acordo com os arts. 17 e 18 do Regulamento do 20º CBC.

Cabe aos demais membros da platéia:

  • Elaborar pergunta(s) ao(s) apresentador(es), no tempo indicado pelo Coordenador.

 

Tempo para apresentação

As apresentações estão distribuídas em sessões de uma hora e meia (com três trabalhos).

Para cada trabalho serão destinados 30 (trinta) minutos distribuídos da seguinte forma:

  • 15 (quinze) minutos para a exposição do trabalho pelo(s) autor(es);
  • 5 (cinco) minutos para as considerações do Debatedor;
  • 10 (dez) minutos para as perguntas dos demais membros da plateia.

 

Recursos disponíveis para apresentação

  • Computador e datashow;
  • A versão do PowerPoint utilizada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade será a do Office 2007;
  • Na sala reservada ao Comitê Científico do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, localizada no Centro de Eventos do Ceará, estará disponível midia desk para testes ou ajustes necessários e imprescindíveis nos arquivos das apresentações;
  • IMPORTANTE: O slide desk do Comitê Científico do 20ºCBC é de uso exclusivo dos apresentadores de trabalhos, que deverão identificar-se a um dos funcionários do evento, antes de utilizá-lo;
  • Os arquivos das apresentações dos trabalhos serão encaminhados aos auditórios por funcionários da organização do 20ºCBC, à disposição do Comitê Científico.
  • NÃO SERÁ PERMITIDO ao(s) autor(es) e/ou apresentador(es) salvar os arquivos das apresentações diretamente os equipamentos das salas.