18 AGO 2017
Medalha João Lyra

A Medalha

A Medalha “Mérito Contábil João Lyra” foi instituída pela Resolução CFC nº 440, de 29 de outubro de 1976, tendo sido alterada, posteriormente, pela Resolução CFC nº 595, em 17 de maio de 1985. Desde então, sua entrega é realizada nos Congressos Brasileiros de Contabilidade.

A Medalha é cunhada em ouro, em forma de círculo, com cinco centímetros de diâmetro. No anverso estão, ao centro, a efígie do Patrono e, à direita, a inscrição Senador João Lyra. No reverso, em meio a um círculo de ramos de louro, os dizeres: Conselho Federal de Contabilidade, Mérito Contábil, 20 de agosto de 1976.

A Escolha dos Homenageados

Os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) enviam uma lista tríplice para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com os nomes dos candidatos a receber a comenda, acompanhados por currículo profissional. O Plenário do CFC escolhe, por maioria absoluta, o contador que será agraciado com a Medalha João Lyra e o Diploma, que serão entregues nos anos de realização do Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Os Agraciados